quarta-feira, 20 de julho de 2011

Ativismo judicial!!





Foi uma boa pra mim', diz garoto

'





obrigado por juiz a assistir missas



Ele tinha 17 anos quando bateu o carro no muro da igreja de Maracás (BA).
Juiz resolveu que ele deveria frequentar o mesmo templo que danificou.

Tatiana Maria DouradoDo G1 BA

Igreja da cidade de Maracás, na Bahia (Foto: Divulgação/Prefeitura)Garoto bateu carro nos fundos da igreja da cidade
(Foto: Divulgação/Prefeitura)

“Acho que foi uma boa para mim, vai me fazer refletir e pensar melhor na vida”, conta Diego Martins, de 18 anos, o jovem que precisará frequentar missas por mais três domingos consecutivos como punição aplicada por um juiz. Em janeiro deste ano, o garoto bateu o carro no muro dos fundos da igreja matriz da cidade de Maracás, região sudoeste da Bahia. Na época, ainda aos 17 anos, ele não tinha carteira de habilitação. A estrutura da igreja ficou parcialmente destruída.

Durante audiência realizada na quarta-feira (13), o juiz da comarca local, José Brandão, expediu a ordem judicial como punição ao jovem. A primeira presença do garoto na cerimônia religiosa ocorreu no domingo (17).

“Eu já frequentava a igreja católica, era até praticante, mas estava há um tempo sem ir. Agora, pretendo continuar”, avalia o garoto, estudante do 1° e 2° ano do ensino médio. Ele conta que o padre ainda não comentou o assunto, mas que deve fornecer um comprovante no encerramento de cada missa, como aconteceu na primeira.

O juiz comentou a decisão na quarta-feira. Segundo José Brandão, apesar de ser uma ordem, a fiscalização da presença do garoto será administrada pelo padre. O juiz contou ainda que o objetivo principal é a ressocialização desse jovem e que ela servirá de modelo para próximas decisões. “Ele declarou no ato que era católico, não impus religião. Eu atuo na área criminal e já pensava em começar a dar essas ordens aos presos, ou seja, liberá-los com essas condições”, relatou. O garoto também foi obrigado a consertar os estragos no muro da igreja.

Maracás, com cerca de 24 mil habitantes e distante 365 Km de Salvador, é conhecida como "cidade das flores" por causa da principal fonte de renda do município, que produz e comercializa várias espécies de flores.

Nenhum comentário: