quinta-feira, 14 de julho de 2011

Dicas de Sucesso - LFG

Medo de fracassar e o risco de não se fazer nada

LUIZ FLÁVIO GOMES

O medo de fracassar é fator impeditivo de muitas iniciativas na nossa vida. Sempre que deliberamos realizar qualquer projeto na nossa vida, três possibilidades surgem: (a) de êxito, (b) de insucesso e (c) de fracasso. A diferença entre o insucesso e o fracasso é a seguinte: na primeira nós não alcançamos êxito, mas não desistimos do projeto (da iniciativa, da atividade escolhida). Na segunda nós abandonamos a ideia. Toda iniciativa abandonada se torna um fracasso, porque não estamos dispostos a gastar nenhuma energia mais nela.


Qual é o nosso medo? É o de não dar certo o que foi idealizado.Toda derrota é custosa, dispendiosa, dolorosa e pode chegar inclusive a nos causar grandes traumas emocionais. Aqueles que não conseguem superar o medo acabam não fazendo nada. Mas podemos, ao mesmo tempo, estar perdendo grandes oportunidades na nossa vida.

O melhor é analisar bem cada situação concreta e descobrir os prós e contras, as vantagens e as desvantagens. Há insucessos que são previsíveis e totalmente suportáveis. Há fracassos que são assimiláveis. O importante é sabermos bem que tudo pode dar errado, dimensionar as consequencias e admitir que isso faz parte do “negócio”. Claro, quando o risco é muito grande normalmente nos afastamos desses projetos, altamente arriscados. O fundamental é que nossos fracassos não sejam obstáculos para nossos futuros projetos. Manifeste. Dê sua opinião

Nenhum comentário: